segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Funambulismo político

1. O desastrado processo de nomeação da nova administração da CGD (como aqui se mostrou) terminou da pior forma (como aqui se antecipou), com a demissão de António Domingues, adiando a resolução da questão institucional da Caixa e a implementação do seu plano de recapitalização e aprofundando a incerteza em relação ao banco público.
Tendo feito questão de ser contratado na sua qualidade estritamente profissional, rejeitando o estatuto de "gestor público" e qualquer equiparação a titular de cargo político - o que foi aceite e lhe foi assegurado pelo Governo -, o gestor sentiu-se injustamente desfeiteado quando na semana passada o Parlamento, com os votos do direita e do Bloco e a aparente conformação do PS, aprovou uma norma ad hominem impondo explicitamente a obrigação de apresentação de património e de rendimentos, não fosse o Tribunal Constitucional vir a considerar que os gestores da Caixa estão isentos, por não serem agora legalmente considerados como gestores públicos.

2. Se a posição da direita se compreende em termos de lógica oposicionista, explorando ao máximo a fragilidade do Governo neste dossiê, já o mesmo não vale para o BE, que pertence à maioria parlamentar de apoio ao Governo e gosta de reivindicar para si os seus louros. O PSD deve ao Bloco a sua primeira vitória parlamentar ao fim de um ano do Governo!
Decididamente, ao juntar-se à direita para assestar um golpe político no Governo que apoia, lembrando-lhe da pior forma que é minoritário sem o seu apoio, o Bloco revelou que não é confiável como partido da maioria parlamentar. É uma situação inédita que não pode não deixar marcas. Uma coisa é não apoiar todas as iniciativas do Governo, outra coisa, bem diferente, é juntar-se irresponsavelmente à oposição para derrotar o Governo...

Adenda
Com a decisão de entregar a declaração de património e de rendimentos, a administração demissionária da Caixa mostra que não estava em causa um capricho para esconder essa informação mas sim o seu direito de fazer cumprir o acordo, que o Governo não respeitou, relativo à sua contratação em termos estritamente profissionais, sem equiparação a gestores públicos e a titulares de cargos políticos. Uma "bofetada de luva branca"...

Adenda 2 (30/11)
Como era de recear, a triste novela política da Caixa tem impacto negativo no seu rating e, consequentemente, nos seus custos de financiamento.