domingo, 1 de março de 2015

"Radicalização do centro"

Tenho ouvido recorrentemente a tese de que, com a austeridade e a crise social que ela criou, o centro político se radicalizou à esquerda, pelo que a esquerda governante tradicional, representada pelos partidos socialistas, deve acompanhar essa deslocação, sob pena de perder espaço para os partidos da esquerda radical (os antigos ou os novos).
Parecendo que essa tese é confirmada pelos factos políticos na Grécia e em Espanha (onde os partidos socialistas são considerados corresponsáveis pelas políticas de austeridade), tal parece não ser, porém, o caso entre nós, onde o PS esteve na oposição durante todo o "programa de ajustamento". Apesar do aparecimento de novos partidos à esquerda do PS, aumentando a fragmentação da esquerda política, as sondagens eleitorais não revelam nenhuma subida substancial desses partidos no seu conjunto.
E, sendo assim, uma eventual tentação do PS para seguir a alegada "radicalização política" corre o risco de alienar esse mesmo centro, o qual, dados os custos sociais do "ajustamento" orçamental e económico, pode estar mais recetivo a uma alternativa governativa de esquerda moderada, mas que continua a ser, como sempre foi, hostil ao radicalismo político. O previsível insucesso governativo do Syriza, cuja vitória tanto entusiasmou a esquerda radical europeia, pode ser uma bom teste político.