quarta-feira, 18 de março de 2015

Paulo Portas espingardeia para fugir à verdade






Acima reproduzo a transcrição de escutas da PJ que li (não ouvi gravações) quando me foi facultado consultar a documentação apensa ao processo dos submarinos. A primeira fotografia  é de extracto do meu Requerimento de Abertura de Instrução - que não posso, por ora, divulgar na íntegra porque o processo ainda está em segredo de justiça. Mas como a conversa transcrita já foi amplamente divulgada pela imprensa, permito-me reproduzi-la: copia "ipsis verbis" a transcrição da PJ.
Porque nada tenho a esconder, vou mais longe: reproduzo também o extracto de outra página do meu Requerimento de Abertura de Instrução, em que faço uma interpretação do que li na transcrição da escuta, admitindo e sublinhando desde logo que pudesse haver má transcrição. A minha interpretação pode estar errada e ser induzida por errada transcrição da escuta - como sugeriu entretanto o "Expresso". Mas também resulta de outros elementos no processo sobre fundos de desconhecida  proveniência que o Ministro Paulo Portas e o seu tesoureiro no CDS/PP Abel Pinheiro geriam, para uso exclusivo do líder, e que não tencionavam passar à  liderança sucessora no CDP/PP: expliquei o que estava em causa no artigo "O tesouro do Delfim" que escrevi no Público http://www.publico.pt/politica/noticia/o-tesouro-do-delfim-1685929) e a que Paulo Portas até hoje, sintomaticamente, não reagiu.
Paulo Portas reagiu hoje veementemente, na Comissão de Inquérito ao BES, espingardeando contra mim em resposta a questões que o Deputado José Magalhães lhe colocou, agarrando-se ao erro de transcrição e à interpretação errónea que o dito erro induziu  - e por que assumo a responsabilidade. 
Paulo Portas reagiu assim não para me intimidar ou fazer desistir - ele sabe que eu não desistirei, que esgotarei todos os meios judiciais e outros para trazer a verdade a público sobre o negócio dos submarinos, que está na base de condenações na Alemanha por corrupção em Portugal.
Paulo Portas reagiu assim não para defender a sua honra  ou para se defender da "fraude" que estridentemente me imputa: ele sabe que fraude é com ele e por isso até hoje nunca recorreu aos tribunais para me acusar de difamação. Tratou aliás de antecipar por que não me demandaria em justiça, recorrendo ao argumento de que me refugio atrás da imunidade parlamentar (argumento que Aguiar Branco lhe fornece, usando e abusando falaciosamente da recusa do PE me levantar a imunidade para responder no processo que contra mim accionou: falaciosamente porque passa por cima do facto de que, mais de um mês antes de o Ministro me processar, ter eu entregue à própria Senhora Procuradora Geral da República uma queixa detalhada sobre a actuação do Governo no processo de subconcessão dos ENVC - nunca me furtei a discutir o assunto em justiça, pelo contrário, tomei a iniciativa de lho levar!)
Paulo Portas reagiu hoje espingardeando sobre mim para desviar atenções e não dar respostas a questões pertinentes que o Deputado José Magalhaes lhe colocou sobre a relação promíscua e servidora dos interesses do GES/BES/ESCOM que o processo dos submarinos, tal como o processo Portucale, demonstram abundantemente que cultivou enquanto Ministro entre 2002/2005, com colossal prejuízo para os interesses do Estado.