sábado, 28 de junho de 2014

Comprometedor mistério

Dizer que a solução dos males do País -- desemprego, quebra de rendimentos, austeridade orçamental, etc. -- está no crescimento económico é ao mesmo tempo uma evidência e um sofisma.
Evidência, por que é óbvio que sem crescimento robusto não há criação de emprego, nem aumento da receita fiscal, nem maior poder de compra. Sofisma, porque o problema está justamente em como alcançar o crescimento económico. O problema não pode ser apresentado como solução.
Ora, antes de mais, não há crescimento sem investimento. Numa economia de mercado, aliás numa situação em que o Estado padece de constrangimentos orçamentais, o crescimento só pode assentar no investimento privado. Mas só há investimento se houver capital disponível (o que numa economia com reduzida taxa de poupança, tem de vir em boa medida do exterior) e se houver razoáveis chances de rendibilidade. E só há rendibilidade se a economia for eficiente e competitiva.
O que exige portanto dos líderes políticos não é repetir mil vezes "crescimento", mas antes que apresentem as medidas necessárias para o desencadear, fomentando a competitividade da economia portuguesa. Não há soluções salvíficas nem instantâneas. Mas nisso reina em geral o mais comprometedor mistério...

Aditamento
O mesmo vale para a ideia da "reindustrialização", que tampouco é uma panaceia. O problema está de novo em saber como tornar mais competitiva a indústria, o que tem a ver com o custo dos factores (incluindo o trabalho), com a produtividade, com os impostos, etc. Sem propostas nesses pontos, a ideia-força da reindustrialização não passa de um slogan eleitoral. Vazio...