terça-feira, 28 de junho de 2011

Libertar Agostinho Chicaia


Agostinho Chicaia, ex-presidente da extinta Associação Cívica de Cabinda MPALABANDA, que conheci em 2008 em Cabinda, foi preso a 20 de Junho no Aeroporto de Kinshasa, na RDC, por onde se deslocava em actividade profissional, como engenheiro ao serviço da ONU.
A detenção foi alegadamente feita com base numa lista negra produzida pelas autoridades angolanas em 2010, no contexto da onda de repressão política contra defensores de direitos humanos cabindenses que se seguiu ao ataque contra a equipa do Togo, durante o CAN...
Uma lista que, para além de ser um atentado contra a justiça e os direitos humanos em Angola, já caducou ... pois baseia-se num artigo sobre "outros crimes contra a segurança do Estado" de uma lei já revogada!
Num ping-pong kafkiano, fontes da Embaixada de Angola na capital congolesa estarão a alegar que só poderão reagir depois de uma notificação em que Kinshasa admitiria ter sob detenção... um "terrorista angolano"!
Agostinho Chicaia vai começar uma greve de fome a 30 de Junho.
Já enviei perguntas sobre este caso deprimente, em que Kinshasa exibe grotescamente a sua subserviência a Luanda, às principais autoridades congolesas e a várias entidades europeias, incluindo o Comissário Piebalgs, a Alta Representante Ashton e o Presidente Barroso. É que o Acordo de Cotonou vincula Angola, a RDC e a UE ao respeito pelos direitos humanos. E fez-se para ser usado.
E já assinei esta petição pela libertação imediata de Agostinho Chicaia..
Faça-o também, ajudando a libertar este respeitado e corajoso activista de Cabinda!