quarta-feira, 29 de março de 2006

Diário da República gratuito

Comentando o programa Simplex anunciado pelo Governo, o editorialista do DN afirma que ele inclui medidas já em vigor, como a disponibilidade gratuita do Diário da República electrónico, deixando entender não haver nada de novo aqui.
Sucede que, como é fácil verificar na página do DR electrónico, aquilo que já está disponível gratuitamente é de escassa serventia, visto que o acesso ao texto dos diplomas só é possível desde que se saiba o tipo e o número do diploma pretendido. Já os serviços de valor acrescentado requerem uma assinatura, que é tudo menos barata, que proporciona designadamente a busca de termos em todo o DR desde 1960 (I série), independentemente de se saber o tipo de diploma e o seu número. Qualquer pessoa que tenha alguma vez usado esse serviço pode dizer a diferença...
Ora, é todo o serviço electrónico do diário oficial que vai ser disponibilizado gratuitamente, ao mesmo tempo que acaba a edição em papel. Portanto, o que agora se oferece é muito diferente do que já existe.