terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Correio dos leitores: "Porteucaliptal"

«Os castinçais, os carvalhais, os sobreirais, os azinhais, os freixiais, os salgueirais e amiais ou combinações destas espécies também são susceptíveis aos fogos florestais (que são também ocorrências naturais) quando não são geridos. É o abandono combinado com uma actividade económica ligada ao fogo que conduz à situação actual, onde se obtém rendimento da floresta pela negativa com custos ambientais e económicos de grande dimensão espacial (pela área onde ocorrem) e temporal (por comprometerem a produção acumulada de dezenas/centenas de anos bem como as produções futuras).
Se não houver um programa de gestão para as áreas florestais (que implica uma economia associada à silvicultura) e pessoas para os executar, integradas num plano de ordenamento racional do território, não vamos conseguir sair do ciclo vicioso em que nos encontramos. Temos de reinventar uma economia agrária que cative as pessoas a viver no mundo rural.
A valorização dos bens e serviços indirectos da floresta (economia ambiental) como sejam o sequestro de carbono, produção de oxigénio, controlo de erosão com o aumento da infiltração da água (que é purificada quando passa pela rede de raízes), valorização da paisagem são a via para a activação da actividade florestal produtiva (onde a produção de madeira, cortiça e frutos também são fundamentais).
Num plano de ordenamento, fundamentado por exemplo nas bacias hidrográficas (baseado na protecção das linhas de água temporárias ou permanentes) e com uma alocação das espécies florestais de acordo com as suas características ecológicas e de produção, obteríamos um território mais valorizado e belo com os pinhais, castinçais ou eucaliptais limitados por faixas (largas) de povoamentos puros ou mistos de carvalhos, freixos, amieiros, salgueiros instalados nas linhas de água.
Já agora, para finalizar, no último inventário florestal nacional foram identificados cerca de 2 milhões de hectares de áreas incultas. Imagine o valor que estas superfícies podem ter, se forem florestadas no âmbito de um programa de sequestro de carbono em que os emissores (indústria, cidadãos, etc.) sejam estimulados a contribuir para o financiamento da florestação e gestão deste território. Não teríamos de pagar multas pela produção dos gases de estufa num período de 100 anos, ou nunca, se utilizarmos a energia de forma sustentada.»

Nuno de Almeida Ribeiro