quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Notícias da Madeira

6 de Agosto -- O Presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, ordena a um agente da PSP que multe uma cidadã estrangeira por alegada infracção de estacionamento na Avenida de Zarco, no Funchal. O agende obedece.

7 de Agosto -- A condutora multada dá a conhecer o acontecimento na secção de cartas do leitor do «Diário de Notícias» do Funchal (o jornal mais lido na Madeira, cujo accionista maioritário é o grupo Blandy, de origem britânica). Interpelado pelos jornalistas durante a inauguração de um caminho rural (foram anunciadas 129 inaugurações até às eleições regionais de Outubro, período durante o qual irá fazer 156 discursos, todos de improviso), Alberto João Jardim confirma que voltaria a ordenar a multa à cidadã estrangeira e, a propósito, mostra-se irritado com as «mentiras» divulgadas pela «folha reles» e «subserviente». E esclarece: «O meu principal inimigo, na Madeira, é o diário dos Blandy».

8 de Agosto -- Durante a entrega de prémios da final dos «Jogos Lúdicos» (sic) promovidos pelo PSD numa freguesia do Funchal, Alberto João Jardim anuncia a intenção de expropriar os grupos económicos estrangeiros, designadamente os Blandy. «Eu entendo - afirma Jardim - que quando um grupo económico está a prejudicar a vida da região, esse grupo económico deve ser expropriado ou deve-se tomar, em relação a ele, qualquer medida que a lei prevê para deixar de perturbar». Jardim adianta que se prepara para, em Outubro, «se o PSD ganhar as eleições, tomar as medidas que se impõem em relação a grupos económicos que são pessoas não gratas aqui na região».

9 de Agosto -- Alberto João Jardim começa as suas habituais férias no Porto Santo. Mal desembarca, logo anuncia o seu propósito de explorar «até ao tutano» as novas competências legislativas que a última revisão constitucional atribui às regiões autónomas. Entre as iniciativas previstas, conta-se a criação de uma polícia regional (seguindo o modelo do País Basco e da Catalunha). Durante um passeio pelas ruas de Vila Baleira, Jardim manda alterar a localização de um cartaz de propaganda eleitoral onde aparece vestido com uma camisa vermelha e branca às riscas e colarinho branco, acompanhado pela frase, sobre fundo verde: «Conseguimos!...e há que fazer mais!». Jardim confidencia que é o autor das frases deste cartaz e de outro que irá ser afixado em Setembro. Deduz-se que será também o responsável criativo pelo «design», a indumentária e a pose fotográfica.

11 de Agosto -- À saída de casa, no Porto Santo, Jardim promete processar judicialmente a autora da carta publicada no «Diário de Notícias» e o próprio jornal (ainda a história da multa). Entretanto, em resposta ao grupo parlamentar do PS, que pretendia convocá-lo a prestar esclarecimentos no parlamento madeirense sobre a anunciada intenção de expropriar grupos estrangeiros, o Presidente do Governo Regional limita-se a afirmar: «Defeco». Mas para que não restem dúvidas, acrescenta: «Tenho um desprezo tão grande pela oposição que podem dizer o que quiserem que não me afectam. Quando insultam, processo-os». E conclui: «Só vou à Assembleia se a maioria, de que eu dependo, me mandar». Nota de indumentária: no seu passeio pela praia, Jardim exibe um boné de um movimento independentista catalão.

14 de Agosto -- Ostentando uma boina com a efígie de Che Guevara, Jardim anuncia que, no comício do próximo dia 21, no Porto Santo, vai desmontar uma tentativa de «golpe de Estado» na Madeira. «Estavam a contar que eu não me recandidatasse e estava idealizado um governo de bloco central. A maçonaria já se tinha perfilado, mas eu surpreendi-os. Vou contar a tentativa de golpe de Estado que se iria fazer nas minhas costas».

(Que eu saiba, nenhuma destas fabulosas notícias mereceu atenção dos media nacionais).

Vicente Jorge Silva