sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Em causa o Estado de Direito e a Democracia

As cassetes gravadas e alegadamente roubadas podem até não ter nada de especial. Mas criou-se na opinião pública a ideia contrária e o despedimento liminar do Director da PJ ainda mais a reforçou. E o Governo a oferecer subitamente pactos de regime sobre a Justiça ao bloco central dos interesses ainda mais acentuou o cheiro a podre de toda a história. Cheiro para que contribuem também personagens que procuram abafar tudo, defendendo que se reservem os esclarecimentos apenas aos ofendidos, Ferro Rodrigues e PS...
Não, não nos vamos contentar com nada menos do que toda a verdade, nua e crua, sobre o conteúdo das gravações, acessível a todos os portugueses.
Como a mulher de César, à Justiça não importa apenas ser séria, importa parecê-lo. E não parece.
Não basta mandar para casa o Dr. Adelino Salvado. Vai ter de se esclarecer tudo e apurar responsabilidades políticas, profissionais e criminais, doa a quem doer, esteja por detrás ou pela frente quem estiver. E não apenas por Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e o PS vilipendiados. Mas pelas crianças abusadas na Casa Pia. E pela Justiça e pelo Estado de Direito democrático.
Para mim, cidadã da República Portuguesa, está muito em causa, para além da privacidade dos interlocutores do jornalista gravador e roubado.
Está em causa o funcionamento da Justiça, que tem agentes que deviam ser garantes do segredo de justiça e parecem ser os primeiros a violá-lo em conversas com jornalistas.
Está em causa o funcionamento da Justiça, que tem agentes que deveriam ser os principais garantes da imparcialidade e isenção da investigação criminal e sob os quais recaem fortes suspeitas de serem, afinal, manipuladores dela e da informação prestada ao público sobre ela.
Está em causa o funcionamento da Justiça e do Estado quando há fortes suspeitas de que agentes da Policia e da Magistratura, sob instruções da tutela política ou não, manipularam e perverteram investigações criminais e a informação pública sobre ela para por em causa cidadãos que exercem funções políticas e são dirigentes do principal partido da oposição.
Está em causa, em suma, o normal funcionamento das instituições democráticas. Está em causa o Estado de Direito. E a Democracia. Por isso aqui todos temos responsabilidades a assumir. E os mais altos magistrados da Nação não podem continuar a assobiar para o ar.

Ana Gomes