quarta-feira, 26 de maio de 2004

Enganos alaranjados

Previ um duelo Santana Lopes-Durão Barroso, em Oliveira de Azeméis, que, afinal, só existiu na minha imaginação. Devo, por isso, desculpas aos leitores por tão embaraçoso engano (embora seja apenas um dos muitos que registo no meu currículo). Nestas ocasiões, recorro à auto-ironia, único antídoto que conheço contra o ridículo. E consolo-me por ver aqueles que juraram sobre o seu cadáver a favor da bondade da invasão e ocupação do Iraque mas teimam em não reconhecer o desastre absoluto em que essa aventura redundou. Isso não me absolve do meu erro, mas talvez me absolva do ridículo.

Dito isto, interrogo-me sobre se as minhas previsões não seriam mais lisonjeiras para o PSD do que o espectáculo de unanimismo postiço de um congresso onde Santana Lopes meteu a viola no saco (menosprezei as sequelas do túnel do Marquês), Durão Barroso adoptou a língua de pau de Alberto João Jardim (afinal os atentados à democracia acontecem só nos Açores), o indefectível social-democrata Balsemão desejou que o jardinismo perdurasse na Madeira «para sempre» e Manuela Ferreira Leite foi canonizada (talvez por isso se julgue dispensada de explicar os seus incumprimentos fiscais).

Este PSD amansado, quietinho, de garras encolhidas para dentro, deixa pairar uma atmosfera de fim de reino. E, no entanto, quantos dos seus corifeus não sonham com a miragem jardinista de um partido único, dispensado de alternâncias e concorrências, reinando nas ilhas e no continente «para sempre»?

PS - Para mais pormenores sobre estes enganos alaranjados, sugiro a leitura do meu artigo da próxima sexta-feira no "Diário Económico".

Vicente Jorge Silva